Marcadores

musica (23) opinião (14) Cinema (10) Livros (6) afins (6) arte (6) nerd (6) HQ (5) literatura (5) provocação (4) psicologia (2) textos (2) Kurt Cobain (1) Linkin Park (1) Nevermind (1) Nirvana (1) filmes (1) psicanalise (1)

Translate

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Avatar

Jung, Spielrein e Freud em “Um Método Perigoso”


“Um Método Perigoso” (2011) não é o que podemos chamar de um “grande filme”, mas o roteiro que conta com Christopher Hampton tem pontos interessantíssimos para amantes da teoria psicanalítica.


A trama envolve três grandes personalidades da Psicanalise: Carl Jung (interpretado por Michael Ascender), Sabina Spielrein (Keira Knightley) e o pai da teoria, o famoso Sigmund Freud (Viggo Mortensen), infelizmente os diálogos são muitas vezes cansativos e frios e por muitas vezes quem não tem nenhum conhecimento da teoria se sente perdido. A relação entre o trio se tece a partir da internação de Sabina Spielrein no hospital psiquiátrico  Burghölzli, na Suiça, onde foi tratado por Jung. Dai se nota o parecer da trama em relatar, em parte, o desenvolvimento da Psicanálise e da Psicologia Analítica, pois Jung aplica em Sabina a técnica “cura pela fala”, a paciente tem sintomas de histeria e esquizofrenia e uma forte inclinação para a hipótese de Freud de que tais sintomas teria um sentido sexual.

Por muitas vezes as cenas são de reflexões do próprio Jung que, apesar de resistir, acaba se envolvendo em um caso extraconjugal com Sabina (neste momento do filme ela já esta curada e estudando medicina). Pra quem quer ver o filme apenas por gostar de cinema, a trama se parece com uma novela sem impacto já que o relacionamento dos três fica cada vez menos restrita e não se aprofunda. Mas para aqueles que buscam na 7° arte conhecimento vai notar o apelo do filme no quesito época, afinal a trama se passa numa Europa que caminha para a 1° Guerra Mundial (sabemos do impacto artístico e na realidade da sociedade diante de eventos do tipo), e também, prestando a atenção nos conflitos entre Freud e Jung, como muitos dos pontos da teoria se desenvolveram como o conceito de inconsciente coletivo.

“Um Método Perigoso” pode não ser um marco no cinema, mas para os amantes da teoria psicanalítica é uma boa, pra muitos ainda melhor que “Jornada da Alma” de 2003 onde a relação Jung e Spielrein também é retratada.

Quer saber mais sobre o filme no quesito Psicologia clique aqui  
Quer saber mais sobre o filme no quesito Cinema clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...